Objetivo |
Desenvolver um
aplicativo em Dark Basic, demonstrando o entendimento dos conteúdos
apresentados em aula.
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Descrição |
O aplicativo
em Dark Basic deverá ser o protótipo de um mini jogo.
O protótipo ou mini-jogo pode ser de
dois tipos, a escolher:
- Baseado no conceito descrito neste
exercício; ou
- Baseado no projeto de jogo a ser
desenvolvido no semestre.
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Conteúdo |
O aplicativo
desenvolvido, indiferente ao tema escolhido (1 ou 2) deve contar
necessariamente com os seguintes itens:
- Cenário básico:
o cenário pode ser construído com
blocos e primitivas; ou uma matrix para o chão; ou um modelo
de terreno para o chão; contatando sempre com alguns obstáculos
básicos, construidos com primitivas
- Controle do jogador (teclas e
movimentação com velocidade regulada):
o controle básico do jogador deve
desenvolvido plenamente, assim como movimentação e velocidade. As
teclas de controle deverão funcionar pelo esquema WSAD, além das
setas, e controles com o mouse para rotação.
- Colisão básica com obstáculos de
cena
o jogador deve perceber
colisões com objetos do cenário (paredes e outros) e reagir
corretamente a essas colisões. O tratamento das colisões pode ser
escolhido dentre os exemplos apresentados em aula, mas o jogador
deve respeitar obstaculos, sem invadi-los.
- Colisão e Recolhimento de objetos
bônus
o mini-game deve
apresentar objetos tratados como bônus, e a colisão do jogador com
estes objetos deve somar pontos ao jogador. Os objetos bônus
recolhidos devem re-aparecer, e ser re-posicionados aleatoriamente
pelo cenário após sua captura.
- Colisão com objetos nocivos
o mini-game deve apresentar objetos
tratados como nocivos; bombas, por exemplo. A colisão do jogador
com estes objetos nocivos deve diminuir as vidas do jogador, que
chegando a zero resultara no final do jogo.
- Controle e apresentação de
pontuação
o mini-game deve
apresentar na tela a pontuação do jogador corretamente.
- Controle e apresentação de
vidas e fim de jogo
o
mini-game deve apresentar na tela o controle de vidas, a saúde do
jogador. A colisão com objetos nocivos diminui esta saúde, que
chegando em zero resulta no final do jogo. Ao final do jogo uma
mensagem indicando isso deve ser apresentada.
- Sons e Musica básicos
o mini-game deve apresentar efeitos
sonoros, no mínimo para os eventos básicos: colisão bônus, colisão
bombas, colisão paredes, fim de jogo. Incluir uma musica
preferencialmente em MIDI como musica de fundo.
- Skybox ou Skycube
o mini-game deve apresentar um
background mais composto, utilizando-se ou um skysphere ou skybox,
conforme modelos apresentados em aula.
- Modos de Câmera
o mini-game deve apresentar no mínimo
dois modos de câmera, acessados pelas teclas F1 e F2. Uma camera
em 1a pessoa, e uma câmera mais alta ou isonométrica.
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Resumo
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O resultado
esperado no final do exercício, é um aplicativo no mínimo com as
funções básicas encontradas no exemplo Colisões 2, apresentado em
aula:
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Espera-se resultados
melhores visualmente, com o uso de terrenos, matrix, e adição de céu
Skybox no ambiente.
O protótipo exemplo "colisões 2" pode
ser um ótimo ponto de partida, assim como qualquer um dos últimos
códigos exemplo apresentados nas aulas terreno, e sky. Todas
informações e códigos necessários são encontrados nos materiais de
aula, vistos até a presente data.
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Material útil e
Links |
Media01.ZIP
- modelos e sons úteis
Pack-space -
modelos de naves
Pack-agua - modelos de peixes
Sons na internet
http://www.a1freesoundeffects.com/
Músicas MID
http://www.mididb.com/
Mãos a obra. Bom trabalho !
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