Jogos Digitais

Projeto de Jogos:

Ferramentas de Desenvolvimento Rápido de Jogos

Dark Basic Pro

Turma 2 : 2009 / 1
 
Trabalho 1 - Avaliação componente para conceito A
 
Objetivo
 

Desenvolver um aplicativo em Dark Basic, demonstrando o entendimento dos conteúdos apresentados em aula.

 

Descrição
 

O aplicativo em Dark Basic deverá ser o protótipo de um mini jogo.

O protótipo ou mini-jogo pode ser de dois tipos, a escolher:

  1. Baseado no conceito descrito neste exercício; ou
  2. Baseado no projeto de jogo a ser desenvolvido no semestre.

 

Conteúdo
 

O aplicativo desenvolvido, indiferente ao tema escolhido (1 ou 2) deve contar necessariamente com os seguintes itens:

  •  Cenário básico:

    o cenário pode ser construído com blocos e primitivas; ou uma matrix  para o chão; ou um modelo de terreno para o chão; contatando sempre com alguns obstáculos básicos, construidos com primitivas

     

  • Controle do jogador (teclas e movimentação com velocidade regulada):

    o controle básico do jogador deve desenvolvido plenamente, assim como movimentação e velocidade. As teclas de controle deverão funcionar pelo esquema WSAD, além das setas, e controles com o mouse para rotação.

     

  • Colisão básica com obstáculos de cena

    o jogador deve perceber colisões com objetos do cenário (paredes e outros) e reagir corretamente a essas colisões. O tratamento das colisões pode ser escolhido dentre os exemplos apresentados em aula, mas o jogador deve respeitar obstaculos, sem invadi-los.

     

  • Colisão e Recolhimento de objetos bônus

    o mini-game deve apresentar objetos tratados como bônus, e a colisão do jogador com estes objetos deve somar pontos ao jogador. Os objetos bônus recolhidos devem re-aparecer, e ser re-posicionados aleatoriamente pelo cenário após sua captura.

  • Colisão com objetos nocivos

    o mini-game deve apresentar objetos tratados como nocivos; bombas, por exemplo. A colisão do jogador com estes objetos nocivos deve diminuir as vidas do jogador, que chegando a zero resultara no final do jogo.

     

  •  Controle e apresentação de pontuação

    o mini-game deve apresentar na tela a pontuação do jogador corretamente.

     

  •  Controle e apresentação de vidas e fim de jogo

    o mini-game deve apresentar na tela o controle de vidas, a saúde do jogador. A colisão com objetos nocivos diminui esta saúde, que chegando em zero resulta no final do jogo. Ao final do jogo uma mensagem indicando isso deve ser apresentada.

     

  • Sons  e Musica básicos

    o mini-game deve apresentar efeitos sonoros, no mínimo para os eventos básicos: colisão bônus, colisão bombas, colisão paredes, fim de jogo. Incluir uma musica preferencialmente em MIDI como musica de fundo.

     

  • Skybox ou Skycube

    o mini-game deve apresentar um background mais composto, utilizando-se ou um skysphere ou skybox, conforme modelos apresentados em aula.

     

  • Modos de Câmera

    o mini-game deve apresentar no mínimo dois modos de câmera, acessados pelas teclas F1 e F2. Uma camera em 1a pessoa, e uma câmera mais alta ou isonométrica.

 

 

Resumo
 

O resultado esperado no final do exercício, é um aplicativo no mínimo com as funções básicas encontradas no exemplo Colisões 2, apresentado em aula:

Espera-se resultados melhores visualmente, com o uso de terrenos, matrix, e adição de céu Skybox no ambiente.

O protótipo exemplo "colisões 2" pode ser um ótimo ponto de partida, assim como qualquer um dos últimos códigos exemplo apresentados nas aulas terreno, e sky. Todas informações e códigos necessários são encontrados nos materiais de aula, vistos até a presente data.

 

Material útil e Links
 

Media01.ZIP - modelos e sons úteis

Pack-space  - modelos de naves

Pack-agua - modelos de peixes

Sons na internet

http://www.a1freesoundeffects.com/

Músicas MID

http://www.mididb.com/

 

Mãos a obra.  Bom trabalho !